Quem sou eu

Minha foto
Memórias de um amor eterno ...Espírito livre, coração rebelde, pensamento caótico, em busca da energia que prendeia meu espirito... Não ando por caminhos traçados, o destino que me guia e q me guiou, e me fez seguir a trilha e encontrar meu rumo. o dono de mim são meu sonhos... minha vontade é meu guia... Meus sonhos minha bússsola... Os amigos meu ancoradouro... Meus pais meu porto seguro... Sigo em busca do meu NORTE... Algumas pessoas passam a vida toda correndo insanamente atrás da felicidade, enquanto outros a criam. Hj a felicidade existe dentro de mim, . Minha natureza é assim, sorrir, caminhar, sonhar, viver.....

5 de outubro de 2007

Fique em PAZ


"Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame!" Maya AngelouNa nossa vida desenvolvemos vários tipos de relacionamentos: profissionais, comerciais, familiares, afetivos, sociais etc. Em cada um desses diferentes tipos de relacionamentos, existe alguém em sua vida para quem você gostaria muito de dizer algo verdadeiro, autêntico, sincero e honesto, mas que você não diz? Algo que viesse do fundo de sua alma, bom ou ruim, algo que você sente e gostaria de expor, mas que você se nega a dizer? Algo que você mente ou omite, por motivos como: medo do outro, medo de si mesmo, medo de causar dor, indiferença ou ódio? Então, existe ou não existe? Eu não sei de quem você está lembrando agora. Não sei quem primeiro saltou à sua mente. Mas certamente ela é importante para você. Não que você goste dela. Mas é fato que essa pessoa significa muito. Para seu sucesso, ou seu fracasso. Pode ser seu chefe, cônjuge, amigo, pai, professor. Não importa. O fato é que ela é importante. Agora, o pior. O relacionamento com essa pessoa que primeiro saltou à sua cabeça é, certamente, o mais desonesto entre todos os seus relacionamentos. E, conseqüentemente, é o relacionamento que mais tem lhe trazido conflito interior, desequilíbrio. Por mais que você disfarce, encene, ponha máscaras. Chega uma hora que você tem que falar com você mesmo, com seus valores, com sua consciência. Geralmente, é hora de angústia. A atitude de negar ou omitir o que deveria ser dito ao outro, mas não é, não necessariamente causa grandes estragos no relacionamento com ele. O maior estrago é no relacionamento que você desenvolve consigo mesmo. É esse quem mais sofre com a sua falta de honestidade. Por quê? Porque é impossível estar em paz vivendo incoerências, agindo contrariamente ao que sente, ou ao que pensa. Incoerência gera conflito, falta de paz! E isso confunde o indivíduo, desnorteia, lhe tira do rumo, baixa sua produtividade, lhe torna frio, superficial, falso. Algumas vezes até paralisa, lhe tirando de órbita. Quer restabelecer a paz? É fácil (para a grande maioria nem tanto)! Vou dar duas saídas: a) Se você não pode ou não consegue mudar o que sente, o que pensa, ou o que faz, então fale, tire a tampa da boca . Mas, fique em paz!; b) Agora, se você não tem coragem de falar, de tirar a tampa, por qualquer que seja a razão, ou não fala por não adiantar falar, então mude você, seus valores, sua atitude, e pare de criar as razões que lhe levam a sentir ou pensar aquilo que não quer, ou não tem coragem de dizer.Mude o que pensa, o que sente, ou o que faz. Mas fique em paz (a rima é involuntária). Não me venha com a desculpa de que se for dito, a relação pode acabar, pode se desgastar. E eu lhe pergunto: vale à pena uma relação sem entrega, sem abertura, sem honestidade? Desculpe- me, isso não é relação. Não no âmago da palavra. Pode chamá-la de contato, contrato, convivência, mas não de relação. Relação requer honestidade, e entrega. A dor de ser honesto, verdadeiro é muito menor do que a dor da incoerência. É óbvio que aqui vale a máxima de que "mais importante do que o que se diz, é como se diz". Portanto, diga, mas com respeito, com amor, com afeto. Mas diga. Não tema. Fale, converse. Peça a Deus sabedoria, para falar da forma certa. Ou seja, primeiro beije, depois "bata". Nunca ao contrário. Agora, vá, saia do seu lugar e se reconcilie, principalmente consigo mesmo. Nosso coração sempre se dobra à palavra honesta dita com afeto, com amor. Se o outro perceber sinceridade em suas palavras, se perceber que você fala e sente o que fala, mesmo que doa nele, ele não dará espaço para mágoa, para ressentimentos. Isso não isenta que o outro sinta dor. Mas a dor é necessária para o crescimento. Nunca, eu disse nunca se negue a dizer o que sente, o que pensa, o que faz, por medo de causar dor em você, ou no outro. Não existe vitória sem dor. A vida de um campeão é um eterno administrar a dor, e não evitá-la. Quem evita a dor proveniente da honestidade afetiva atrofia seus relacionamentos, não os faz crescer. Quem verdadeiramente ama seus pais, filhos, amigos, colegas, não tem medo de causar dor. Sabe que isso faz parte da construção de relações honestas. Por isso, doa a quem doer, a você ou ao outro, diga, com respeito e amor, sem agredir: "Que tal pegar agora o telefone, ou sair de seu lugar e ir a direção ao outro? Garanto-lhe: no fim, você achará mais paz! Fique em PAZ! Aja: Vou falar ao outro, com respeito, o que penso, o que sinto, o que faço. Se não conseguir, vou mudar a mim. Mas vou ficar em paz.

Nenhum comentário: